[FUG-BR] [OFF] Autenticação Squid + NTLM + Windows Serve 2008

Bruno Torres Viana btviana em gmail.com
Quarta Dezembro 9 18:53:27 BRST 2009

Eu faço assim, espero que ajude alguns.. não é nenhum totorial, mas ajuda
pra quem já conheçe um pouco como eu :D

Não estou mostrando como compilar squid aqui... somente o samba e kerbreros
para integração...

INTEGRAR FREEBSD 7.2 COM WINDOWS 2003/2008 SERVER COM AD

cd /usr/ports/security/krb5 && make KRB5_HOME=/usr/local install clean
cd /usr/ports/net/samba3 && make clean && make KRB5_HOME=/usr/local install

vi /etc/krb5.conf

[logging]
     default = SYSLOG:INFO:LOCAL7
     default_realm = MEUDOMINIO.COM.BR

    [libdefaults]
     default_realm = MEUDOMINIO.COM.BR
     ticket_lifetime = 24000

    [realms]
     MEUDOMINIO.COM.BR = {
      kdc = tcp/dc.meudominio.com.br
      admin_server = dc.meudominio.com.br
      default_domain = meudominio.com.br
     }

    [domain_realm]
     .meudominio.com.br = MEUDOMINIO.COM.BR
     meudominio.com.br = MEUDOMINIO.COM.BR

vi /usr/local/etc/smb.conf
[global]
        workgroup = MEUDOMINIO
        netbios name = PROXY
        realm = MEUDOMINIO.COM.BR
        server string = Filtro de Conteudo
        interfaces = re1
        socket options = TCP_NODELAY SO_RCVBUF=8192 SO_SNDBUF=8192
        password server = dc.meudominio.com.br
        bind interfaces only = Yes
        security = ADS
        allow trusted domains = No
        client NTLMv2 auth = Yes
        client lanman auth = No
        client plaintext auth = No
        log file = /var/log/samba/log.%m
        max log size = 50
        deadtime = 5
        load printers = No
        preferred master = No
        local master = No
        dns proxy = No
        ldap ssl = no
        idmap uid = 16777216-33554431
        idmap gid = 16777216-33554431
        winbind use default domain = Yes
        winbind offline logon = Yes

vi /etc/nsswitch.conf
group: winbind files
group_compat: nis
hosts: files dns
networks: files
passwd: winbind files
passwd_compat: nis
shells: files
services: compat
services_compat: nis
protocols: files
rpc: files
shadow: winbind files

vi /etc/hosts
::1                     localhost.escolacontec.br localhost
127.0.0.1               localhost.escoalcontec.br localhost
192.168.25.4            proxy.escolacontec.br proxy

/usr/local/etc/rc.d/samba restart

** ADICIONAR BASE KERBREROS **
kinit Administrator

** ADICIONAR NO DOMINIO **
net ads join -U Administrator

** CONFIGURA PERMISSÕES **
chgrp squid /var/db/samba/winbindd_privileged
/usr/local/etc/rc.d/samba restart

** VERIFICA LISTAGEM DE DADOS DO AD **
wbinfo -u -> Verificar se lista os usuários
wbifno -g -> Verificar se lsita os grupos

** SQUID PARA INTEGRAÇÃO **
auth_param ntlm program /usr/local/bin/ntlm_auth
--helper-protocol=squid-2.5-ntlmssp
auth_param ntlm children 10
auth_param ntlm keep_alive on
auth_param basic program /usr/local/bin/ntlm_auth
--helper-protocol=squid-2.5-basic
auth_param basic children 5
auth_param basic realm Contec - Controle de Acesso
auth_param basic credentialsttl 8 hours
auth_param basic casesensitive off
acl AuthUser proxy_auth REQUIRED
external_acl_type ad_group children=3 %LOGIN /usr/local/libexec/squid/
wbinfo_group.pl
http_access allow AuthUser