[FUG-BR] Suporte Clang/LLVM

Johann Peter Dirichlet peterdirichlet.freesoftware em gmail.com
Sábado Dezembro 12 07:45:38 BRST 2009

O Net, pelo que sei, usa uma porrada de versões do GCC pra compilar as
n-centas plataformas que roda. Muitas plataformas exóticas (que o Net
não pode, via de compulsão-ops!- regra, abandonar) foram abandonadas
pelo GCC. Assim, pra compilar eles usam uma árvore gigante de gcc' s,
desde o 2.x até o 4.x.

Mais recentemente, e de olho nisso, o Open e o Net estão apostando uma
nota firme no pcc - Portable C Compiler, o compilador mais antigo que
eu conheço (dos tempos de K&R). Se não me engano eles reescreveram uns
70% do código ou mais!

Agora, eu não sabia que eles estavam investindo no llvm também. Acho
isso legal, seria interessante ter vários compiladores para testar
códigos. A gente vive aprendendo uma montanha de coisas sobre
portabilidade de código, que não se pode fazer a[i++]=i++; porque o
resultado é imprevisível, e por aí vai...

Outa coisa: o GCC é mais difícil de "hackear" (no bom sentido) que o
PCC (+ fácil) e o LLVM (médio). Modificar o GCC pra aceitar frontends
ou backends novos é uma tarefa chata, segundo alguns
desenvolvedores...

Sobre licença... Ah, frak![1] Se pá ponho tudo em domínio público, o
no máximo uso uma licença ISC! Minha vida, meus neurônios e meus dedos
valem mais que um papo com advogados...

Falando sério, aposto bastante nestes dois compiladores, o LLVM/clang
e o pcc. A licença é o q