[FUG-BR] Erro ao enviar email cyrus-sasl2 - FreeBSD 8 - STABLE

Wanderson Tinti wanderson em bsd.com.br
Sábado Dezembro 12 09:34:54 BRST 2009

2009/12/11 Vander Galvão <vander.galvao em gmail.com>

> Boa noite pessoal,
>
> Estou com um problemão, estava rodando um servidor de emails com
> postfix + courier-imap + cyrus-sasl2 + mysql numa boa em um FreeBSD
> 7.0. Então resolvi atualizá-lo para o 8. Simplesmente a autenticação
> de envio feita pelo cyrus-sasl2 (colocada no arquivo
> /usr/local/lib/sasl2/smtpd.conf) parou de funcionar... não está mais
> autenticando o envio, pesquisando muito descobri que outros estão
> passando pelo mesmo problema. Vejam nos links:
>
> http://forums.freebsd.org/showthread.php?p=55079
> http://www.freebsd.org/cgi/query-pr.cgi?pr=141308

> [...]

Bom dia.

Tive um problema semelhante utilizado o dovecot com suporte a sasl. Para
resolver de forma mais rápida, armazenei as senhas como 'clear text' no
MySQL e configurei o dovecot-sql.conf para utiliza PLAIN no lugar de
MD5-CRYPT na opção default_pass_scheme.

Bom, o cyrus-sasl vem com dois aplicativos, sample-server e sample-client,
eles servem para testar a autenticação. Faça os testes e consulte os logs de
auth antes de prosseguir para o Postfix. Lembro que esses dois aplicativos
acompanhavam o source do cyrus-sasl2, veja se eles vêm na versão devel do
pacote.

Tente fazer os server iniciando o server e testando com client, se a
autenticação suceder de forma correta pule para configurar o Postfix.

Não sei se vai ajudar muito, é uma sugestão.