[FUG-BR] Mensagem no /var/log/messages

Sábado Dezembro 12 23:12:22 BRST 2009

2009/12/12 Rodrigo de Oliveira Gomes <akada em uol.com.br>:
>   Senhores (as)
>   Boa tarde!
>   Possuo um proxy squid (squid-3.0STABLE20) rodando em um FreeBSD 7.2.
>   Quando executo um "squid -k reconfigure", recebo a seguinte mensagem no
>   /var/log/messages:
>   Dec 12 12:36:40 mixnet kernel: Approaching the limit on PV entries,
>   consider increasing either the vm.pmap.shpgperproc or the
>   vm.pmap.pv_entry_max sysctl.
>   Alguém sabe o que significa isso?
>   Possuo os seguintes valores no meu kernel:
> [...]
Cuida com valores muito altos.

>   options         SHMALL=4096
>   options         MSGMNB=16384
Cuidado com valores muito altos tambem mantem em 4096 embora pode ser
até 32K ai vai variar muito do ambiente.
Adicione tambem a opção MSGMIN=2
>   options         MSGMNI=41
>   options         MSGSEG=2049
>   options         MSGSSZ=64
>   options         MSGTQL=2049
Abaixa isso pois pode lhe dar problemas, um valor bom é 128

>   Alguém poderia me ajudar?
>   Muito obrigado,
>   Atenciosamente,
>   Rodrigo Gomes

Se lhe ajudar segue uma config minha para um PC usando arquitetura
AMD64(x86-64) com 4 Gbs de ram, estou usando ele para servidor
PostgreSQL

####### Configuration To Semaphores Tunning #####################
options         SEMMAP=100      # Maior numero possivel de entradas em
um mapa do semaphore
options         SEMMNI=64       # Numero maximo de IPC simultaneo no sitema
options         SEMMNS=128      # Numero maximo de IPC em todo o sistema
options         SEMMNU=2        #  Numero total para desfazer uma
estrutura do sistema
options         SEMMSL=64       # Numero maximo de IPC usado em um
simples processo simultaneamente
options         SEMOPM=64       # Numero maximo de operations
pendentes uma simples IPC
options         SEMUME=11       # Tempo maximo para desfazer
operations pendentes no IPC um dado momento
options         SHMALL=32767 # numero maximo de um paginas de memoria
compartilhada em todo o sistema
options         SHMMAX=(SHMMAXPGS*PAGE_SIZE+1) # tamanho maximo de um
fila de mensagem
options         SHMMAXPGS=32767 # Tamanho maximo de uma regiao de
memoria compartilhada simples default 1025
options         SHMMIN=1        # TAmanho minimo de um regiao alocada
para uma regiao compartilhada da memoria.
options         SHMMNI=100      # numero maximo de regioes de memoria
compartilhada em um dado momento no systema.
options         SHMSEG=6        # Numero maximo de segmentos alocado
por um unico processo.
options         MSGMNB=4096     # Maior numero possivel caracteres em uma fila
options         MSGMNI=50       # Numero maximo de identificadores de
uma fila IPC
options         MSGSEG=2049     # Numero maximo de segmentos na mensagem
options         MSGSSZ=64       # Tamanho da mensagem possivel
options         MSGTQL=128       # Numero maximo de mensagens no sitema
####### End Coniguration to Semaphores Tunning #####################

Ainda estou ajustando não está pronto ...

Poderá ter uma boa referencia aqui
http://www.sean.de/Solaris/sysvipc.html

e aqui
http://www.orafaq.com/maillist/oracle-l/2000/12/01/0241.htm

estou criando um artigo sobre isso pois documentação em Português é
quase nula, so que vai demorar um pouquinho ...

Até mais..