[FUG-BR] Trocar SUSE por FreeBSD

Nilson nilson em forge.com.br
Terça Dezembro 22 23:33:43 BRST 2009

2009/12/22 Lawton Bonnevialle <lawton.silva at siemens-enterprise.com>:
> Bom dia PessoALL;
>
> Tenho um servidor DELL Power Edge DELL Power Edge NF500 Core Xeon
> Processor 5110, 1.60GHz com 2 Gb de memória e atualmente seu SO é Suse
> [cut...]
> Pergunto: vocês acreditam que teria acrescimo de performace se colocasse
> FreeBSD 8.0 64 bits com file system UFS ou ZFS?
> [cut...]

Olá Lawto;

Tentando ser bem objetivo, eu mudaria para
FreeBSD 8.0 x64 sem pensar duas vezes.
Minhas experiências com samba em FreeBSD
sempre foram muito bem sucedidas, e apesar
de que em nenhum desses casos de troca
de SO do samba eu tenha feito um bechmark
plausível no antes e depois, em algumas ocasiões
os usuários da rede elogiaram que melhorou o
desempenho.
Enquanto que em nenhum caso alguém
reclamou que tivesse piorado. Só isso acho
que já diz tudo, se não melhorar pode ter
certeza que pior não vai ficar.

Em relação ao sistema de arquivos e ao
teu hardware disponível acredito que você
deveria ponderar bastante sobre usar ou
não o ZFS. Se tua controladora faz RAID
via hardware (de verdade mesmo, nao
algum fakeRAID da vida...) então acho