[FUG-BR] DHCPD com multiplas sub redes

Watanabe Anderson wataankaol em gmail.com
Domingo Dezembro 27 00:35:22 BRST 2009

Marcelo,

Eu tenho trabalhado com DHCPD em Linux e FreeBSD há pelo menos 6 anos.

Não sou um "fera", muito pelo contrário, me considero ainda um iniciante,
pois tenho tomado muito cuidado com tudo que faço e as dúvidas, ainda são
grandes.

Mas na minha experiência, finalmente consegui chegar à uma excelente
configuração.

Antes porém, a melhor forma que eu fazia com servidores de DHCP era executar
uma "instance" para cada interface (física ou lógica), com um arquivo de
configuração para cada uma, a fim de garantir que realmente cada segmento de
rede iria atribuir o range correto. Isso com toda certeza me dava essa
segurança e certeza, mas me gerava um grande inconveniente, pois, como não
possuo habilidades de programação, até mesmo criar um script personalizado é
algo muito trabalhoso para mim, assim, manipular alterações em cada range me
dava um trabalho a mais, pois eu precisava "matar" aquele determinado
processo da 'instance' que estava sendo rodada e, excutá-lo novamente após a
alteração necessária.

Contudo, a partir da versão 3 do DHCP e agora na mais recente release desta
versão, há um patâmetro muito eficiente ("local-adrress"), que atende
plenamente o objetivo que eu queria e que pelo entendi, é também a sua
necessidade.

Assim, dentro da configuração de cada range de ip desejado, você insere este
parâmetro, deixando para as configurações "globais" da maneira que desejar e
precisar.

Desta forma, minha sugestão é:

cat dhcpd.conf
# dhcpd.conf
#
# DHCP Camada "A" - XXXXXXXXX.com
#

### parametros globais ####
option domain-name "XXXXXXXXXXX.com, XXXXXXXXXX.com";
option domain-name-servers 192.168.0.254;
option time-servers 192.168.0.20;
option subnet-mask 255.255.255.0;
option netbios-name-servers 192.168.0.1, 192.168.0.254;
option netbios-node-type 8;

default-lease-time 86400;
max-lease-time 7200;
ddns-update-style ad-hoc;

log-facility local7;
authoritative;

#### parametros de CADA segmento ####### <<<<<- Segmento rede "0"
subnet 192.168.0.0 netmask 255.255.255.0 {
   local-address 192.168.0.5;    ###### <<<<<----- Este é o parametro
"LOCAL-ADDRESS"
   range 192.168.0.191 192.168.0.199;
   option routers 192.168.0.5;
   }

#### parametros de CADA segmento ####### <<<<<<,- Segmento rede "1"
subnet 192.168.1.0 netmask 255.255.255.0 {
   local-address 192.168.1.5;    ###### <<<<<----- Este é o parametro
"LOCAL-ADDRESS"
   range 192.168.1.101 192.168.1.199;
   option routers 192.168.1.5;
   }

No exemplo acima, o parâmetro "local-address" vai funcionar perfeitamente a
fim de garantir que o referido range ip seja atribuído no segmento que você
determinar e desejar. Fazendo a interface com aquele ip atribuir o range ao
seu segmento.
É como se você rodasse uma 'instance' do dhcpd naquela interface, como eu
fazia anteriormente.

Desta forma, os demais complementos de comando do servidor dhcpd, funcionam
normalmente, bastando apenas iniciar, parar ou re-iniciar o processo do
dhcpd.

#/usr/local/etc/rc.d/init.d/dhcpd start | stop | restart

Espero ter contribuído com a sua necessidade.

Abraços,
Anderson.