[FUG-BR] RES: DHCPD com multiplas sub redes

Bahianeiro cgi_bash em yahoo.com.br
Segunda Dezembro 28 10:22:18 BRST 2009

Pessoal,

Estou montando 02 servidores com os mesmos serviços um FreeBSD e outro
GNU/Linux Debian.

O objetivo é montar os servidores e colocar em meu blog um comparativo
dos serviços para um servidor de compartilhamento de acesso a internet.

Todos os 02 tem suas peculiaridades, como por exemplo firewall, proxy,
Dhcpd, web e a automatização por script dos arquivos de configuração.

Não é o objetivo de mostrar qual é o melhor mas suas particularidades e
o usuário decidir qual ele se adapta melhor.

As configurações por exemplo no linux posso substituir o arquivo de
configuração pela saída de um script diretamente utilizando o bash com a
expressão "programa parâmetro <<<(comando)" e no Free-BSD isso é
possível por meio de um arquivo fifo.

Isso não quer dizer que o GNU/Linux é melhor que o Free-BSD na automação
das  configurações. Por outro lado controlar a banda da rede pelo IPFW é
muito mais fácil que a utilização do Iptalbes + Shapper no GNU/Linux mas
conheço várias pessoas que se adaptam melhor ao padrão do GNU/Lnux (em
minha opinião pessoal o IPFW é mais fácil).

Portanto o que for feito em um servidor será feito no outro e suas
peculiaridades apresentadas sem defesa de sistema "A" ou "B".

Desde já agradeço e FELIZ ANO NOVO A TODOS !!!!

Cordialmente,

Marcelo G. Dias
Bahianeiro