[FUG-BR] RES: RES: Desfragmentação em disco

Segunda Fevereiro 2 01:21:23 BRST 2009

E qual a relação de utilização X fragmentação?  Se for diretamente
proporcional, ignorando ai 100% de ocupação de inodes, quando este servidor
ficar 100% ocupado, dos 250GB ficaria com 2,20% de fragmentação? Ou é algo
exponencial?

Se não for algo muito diferente do que observei, não há porque preocupação.
Observei outras partições, principalmente as de sistema e a fragmentação
está abaixo de 1%.

Indiferente disto, a única maneira que conheço para remover fragmentação é
fazer um dump da partição formatá-la e depois um restore, o que vai gravar
todos os dados sequencialmente.

Como dá para notar, fazer um dump/restore para eliminar, vamos dizer, 5% de
fragmentação, é muito custoso, em minha opinião não vale a pena o tempo
parado e o risco.