[FUG-BR] Desfragmentação em disco

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Segunda Fevereiro 2 08:52:23 BRST 2009

2009/2/1 Thiago Damas <tdamas em gmail.com>

> Em UFS (1 e 2) existe. Uma "googlada":

> http://www.nabble.com/Filesystem-size-and-free-space-td20498340.html
> http://markmail.org/message/joiqssfivk3ac3yg
>
> O espaco reservado (usualmente 10%) é utilizado para evitar fragmentacao.
>
> ZFS tambem pode ficar fragmentado. Como o sistema utiliza COW (copy on
> write), é possivel que varios pedacos de um arquivo fiquem espalhados
> pelo disco.
>
> Dê uma pesquisadinha e veja se estou certo.
>
> Thiago

Desculpe colega mas um de nós dois está um pouco equivocado.

Os 10% de reserva está fora de questão porque acredito estarmos em consenso.

Fragmentação interna é um problema conceitual da própria natureza do
sistema, acho que não tem nada a ver com o que estávamos discutindo, um
contorno é "tarar" os arquivos para ficarem de forma contínua, mas tendo
inodes sobrando, não vejo vantagem nenhuma em termos de desempenho.

Fragmentação no sentido original da pergunta, aquela bagunça de blocos
espalhados, que reduz a performance do SA, que você precisa usar um "defrag"
pra pôr a casa em ordem, esse definitivamente não existe mais em sistemas
modernos.

NTFS e ZFS eu não sei, não quero falar bobagem.

Nunca vi um UFS2 com mais de 2%, os EXT2/3 podem chegar a 15%, lembrando que
nosso saudoso defrag não inicia com menos de 20%.

Ah, mas fragmenta! Então porque não criaram um defrag pra BSD ou Linux?
Simples, porque não precisa!

Digamos então, para efeitos práticos, que sistemas de arquivo moderno não
apresetam fragmentação significativa.

Abraços.