[FUG-BR] mantendo o relogio sincronizado

Giancarlo Rubio gianrubio em gmail.com
Quarta Fevereiro 4 15:44:50 BRST 2009

2009/2/4 Antonio Torres <antonio.torres em vsat.com.br>:
> A soluçao indicada por 75% de minha ascendencia genética (portugues)
> sugere um crontab com a linha abaixo:
>
> 1       2       *       *       *       root    /usr/sbin/ntpdate -s
> pool.ntp.org

Neste caso seu relógio so atualizará uma vez por dia. Ps. é
recomendável no mínimo 3 servidores de ntp já que essa sincronia pode
ter atrasos devido a fatores de rede (Eu uso a.ntp.br,ntp, b.ntp.br,
c.ntp.br)

Em situações mais críticas de hora/data,  é recomendável ter o daemon
do ntpd rodando já que ele deixa o relógio com valores muito próximo
aos atômicos.

Não se recomenda o uso do ntpd em máquinas que reiniciam muito, pois
se houver uma diferença maior que 1000ms entre a fonte e vc ele não
atualizará a não ser que você force ele com a opção -g.

> assim todos os dias o relógio é acertado (sem boot, é claro)
>
> nada contra o ntpd, mas é um daemon a menos rodando.....
>

> []s
>
> Antonio Torres

---
Giancarlo Rubio