[FUG-BR] RES: anti-vírus Clamav

Quarta Fevereiro 11 13:55:18 BRST 2009

Senhores,

Ignorando o fato de vírus que se aproveitam de programas com problemas,
analisando o sistema operacional, a possibilidade de 'fulano' contrair um
vírus rodando BSD como root, é a mesma do 'fulano' rodando Windows XP
Professional como administrador local.

Se os 'fulanos' clicarem em um .exe, ou em um binário compilado para o BSD e
este possuir código destrutivo, ambos irão destruir todo o sistema
operacional, indiferente se é Windows/Linux/MAC/BSD.
Houve uma ameaça a segurança, houve o meio para que ela se propagasse(o
clique do fulano) e a condição(acesso administrativo).

A grande questão é que a até alguns anos o conceito de usuário de desktop
Windows era administrador. E adicione a isto programas com furos, como
Internet Explorer, Mozilla(sim, ele também tem falhas!), Outlook, Office..
etc. ambiente perfeito para o problema.

Agora é claro e evidente que é muito mais fácil o programa líder de mercado
possuir liderança de infecções, os criadores de vírus terão menos trabalho
em criar um .EXE anexado a um email do que compilar um binário para FreeBSD
7.0 AMD64 ou um binário universal com bibliotecas embutidas para
Linux/BSD/Xenix/SCO.

A MS com o Windows Vista tentou diminuir isto colocando o controle de
acesso(MUAC),que é o que já existe no MACOS e seria o mesmo no mundo UNIX ao
"sudo".
Claro que os usuários reclamaram e o MUAC acaba sendo desligado,
ironicamente, no mundo MAC e UNIX, todos usam o sudo.

Com certeza se um software muito usado tem furos de segurança, haverá um
time de criminosos para aproveitar a brecha e criar uma ameaça, porém estes
criminosos não são idiotas e não perderão seu tempo para explorar um furo em
que as premissas sejam irrisórias ou raras. E este é o caso do mundo UNIX, a
premissa de usuário root é rara, a premissa de popularidade é baixa e por ai
vai.

Considero exploit um vírus e há dezenas deles para apache+php.. então, um
exploit que aproveita uma falha do php+apache, que consegue se instalar como
um executável no /tmp e com isto usar 100% de CPU é um vírus.. ele só não
vai corromper todo o sistema porque o apache roda com conta não
privilegiada. Da mesma maneira que o ideal, para o mundo IIS+MS seria criar
um app pool com usuário limitado, não como network service.

Enfim, acho que devemos analisar tecnicamente o que é um vírus e como ele se
instala/propaga para aí sim acabar com estes pré-conceitos de que "Linux não
tem vírus, Windows tem vírus".. isto é tão chato e flamewar quanto "o meu é
melhor que o seu".