[FUG-BR] XOrg 7.4

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Quarta Fevereiro 11 14:17:18 BRST 2009

2009/2/11 Joao Rocha Braga Filho <goffredo at gmail.com>:
> Alguém mais teve problemas com o XOrg 7.4? Eu estou tendo.
> Compilo no meu computador novo, e ele não aceita mouse e o
> teclado não escreve nada nas janelas, como se elas não estivessem
> em foco. Mas quando eu instalo do DVD o 7.3 isto tudo funciona.
> Mesmo usando o mesmo arquivo de configuração.

Sim, o xorg 7.4 passou a usar o hald para reconhecer o hardware,
Se vc nao quiser isso, quiser usar o arquivo antigo do xorg.conf,
adicione a seguinte opcao ao bloco ServerLayout

Option         "AllowEmptyInput" "off"

Agora, se vc ja quiser modernizar o negocio e usar o hal, vc tem
que startar o hald e o dbus na inicializacao, basta adicionar ao
/etc/rc.conf

hald_enable="YES"
dbus_enable="YES"

Eu ainda uso a moda antiga, mas a maioria das pessoas esta indo
pro hald, principalmente quem usa gnome e/ou kde, que precisam
do hal habilitado de qualquer jeito.

Isso tudo está meio explicado lá no UPDATING:

20090124:
  AFFECTS: users of x11-servers/xorg-server, sysutils/hal
  AUTHOR: rnoland at FreeBSD.org

  sysutils/hal has been updated and should now properly detect
  mice for use in Xorg.  Use of AllowEmptyInput should no longer
  be needed for most users and moused should now work fine.

20090123:
  AFFECTS: users of x11-servers/xorg-server
  AUTHOR: rnoland at FreeBSD.org

  If you are using an older xorg.conf several config lines are
  no longer needed and will generate warnings when X is started.
  RgbPath will cause X to fail to start, remove it from your config.

  Server 1.5.3 also really wants to configure its input devices
  via hald.  This is causing some issues with moused and
  /dev/sysmouse.  There are a couple of options for how to deal
  with it.

  1. Add Option "AllowEmptyInput" "off" to your ServerLayout section.
     This will cause X to use the configured kbd, mouse, and vmmouse
     sections from your xorg.conf

  2. Don't use moused.  If you want it to work with addon usb mice
     set this in rc.conf:

     moused_enable="NO"
     moused_nondefault_enable="NO"

  I'm working on fixing hald or the mouse driver or both.

O que seria da gente se não existisse o UPDATING ;)

[]s
--
Renato Botelho