[FUG-BR] FreeBSD + 3G

Thiago Luz Basilio elmofo em uol.com.br
Sábado Fevereiro 21 00:10:53 BRT 2009

Otacílio,

Eu não tenho como testar, e todos que conheço e que tem acesso ao 3G da
Claro, obviamente, estão usando Windows...!

Há um driver para modems 3G USB, em
http://people.freebsd.org/~n_hibma/u3g.html . Achei esse trem
procurando por 3G+modems+FreeBSDno Google, foi o primeiro hit.

Então, se vc quiser testar antes de comprar ou assinar, pegue o modem
de algum amigo seu, desde que ele esteja presente na lista de
dispositivos compatíveis.

No 8-CURRENT, o u3g já está presente na árvore do sistema. Então, se
quiser testar com o 8-CURRENT, também seria uma boa. Segundo a manpage
do u3g, temos o seguinte:
HARDWARE
     The u3g driver supports the following adapters:

     o   Option GT 3G Fusion, GT Fusion Quad, etc. (only 3G part, not
WLAN) o   Option GT 3G, GT 3G Quad, etc.
     o   Vodafone Mobile Connect Card 3G
     o   Qualcomm Inc. CDMA MSM
     o   Huawei B190, E220 ('<Huawei Mobile>')
     o   Novatal U740, MC950D, X950D, etc.
     o   Sierra MC875U, MC8775U, etc.

Boa sorte nos testes,
Thiago.