[FUG-BR] ipfw forward mais link IP e PPPoE

Terça Fevereiro 24 20:09:03 BRT 2009

Eu já consegui, mas está precário. Tenho que acertar muitos detalhes, tal
como tornar a reconexão automática.

2009/2/24 Trober <trober at trober.com>:
> Salve Joao! :D
>
> Passei por algo parecido e quero compartilhar a solução.
>
> Vamos supor aqui que sua rota padrão é o link permanente.
>
> Também vamos supor que seu Squid está operando em modo transparente. Dentro do seu "squid.conf" adicione as seguintes linhas:
> ###BOF squid.conf###
> <snip>
> acl mundolahfora dst 0.0.0.0
> tcp_outgoing_address <IP_da_IF_PPPoE> mundolahfora
> <snip>
> ###EOF squid.conf###

Que eu saiba, o tcp_outgoing_address só aceita acls de dentro da
rede.

> Lá na sua regra de firewall, ANTES do "divert" de saída, DEPOIS do "divert" de entrada, adicione a seguinte linha:
>
> $fz add fwd $EXT2GW all from $EXT2IP to any via $EXT1IF
>
> EXT1IP = IP do link externo 1 (sua conexão permanente)
> EXT1IF = interface do link externo 1 (sua conexão permanente)
> EXT2GW = Gateway do ADSL PPPoE (que você pegará por awk ou qualquer outra forma mais "mió de bão").

Está feito, e para vários links, de diversas fontes.

> [...]
>
> O "tcp_outgoing_address" vai dizer que tudo que for solicitado ao Squid e sair dele para "fora" (ACL mundolahfora), sairá pelo IP da interface PPPoE.
>
> Tudo bem, só que seu gateway padrão é o link permanente. Para isso, use a regra que redireciona tudo que é destinado ao IP do ADSL (EXT2IP), uma vez que sua rota padrão é o link permanente, mas que está saindo pela placa da "conexão permanente" (EXTIF), e oriundo do IP respectivo da interface do "conexão permanente" (EXT2IP).
>
> Espero mesmo ter contribuído positivamente.

Muito obrigado.

Vou tentar fazer scripts para lidar com a reconexão.

Abraços,
    João Rocha.