[FUG-BR] Alias de ethernet em VM

Trober trober em trober.com
Sexta Julho 3 09:39:38 BRT 2009

> Olá!
>
> Tenho o FreeBSD 7.0 instalado em uma máquina virtual, essa máquina
> possui serviço de DNS e preciso colocar dois ips diferentes na mesma
> interface ( le0 ). A configuração do rc.conf ficou da seguinte
> maneira:
>
> ifconfig_le0="inet 200.170.199.xxx netmask 255.255.255.248"
> ifconfig_le0_alias0="inet 200.170.199.xxx netmask 255.255.255.248"
>
> Quando executo o comando: /etc/rc.d/netif restart a interface ativa
> com os dois ips configurados no rc.conf, porém não consigo acessar a
> [...]

Bom dia Bruno.

Há um thread[1] aberto sobre alias em interface de redes no FreeBSD 7.x.,
que tem como resolução a desativação da opção "router_enable" em
/etc/rc.conf[2].

1) Você tem router_enable habilitado no seu /etc/rc.conf?

2) Você percebeu a ocorrência da mensagem "host is not on local network"
na saída do comando "dmesg"?

3) Você percebeu a ocorrência da mensagem "arpresolve: can't allocate
route for aaa.bbb.ccc.ddd" na saída do comando "dmesg"?

[1] http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2009-07/msg00018.html
[2] http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2009-07/msg00060.html

Saudações,

Trober