[FUG-BR] qmail-ldap e badrcptto

Fernando Buzon Macedo fernando em bebedouro.sp.gov.br
Terça Julho 7 14:26:57 BRT 2009

Pessoal, obrigado a todos!

Eu finalmente estou finalizando esse tópico, o bom e velho Patrick me
explicou.
É o seguinte, o servidor não está openrelay!!!!

fiquei cabrero com esse teste:
Relay test 10
 >>> RSET
<<< 250 flushed
<<< 250 ok
<<< 250 ok

Como eu sempre usei o qmail com os patch's tradicionais, o control
badrcptto ja bloqueava essa tentativa logo de cara, mas no qmail-ldap
de fato não tem suporte a esse control (badrcptto).
Só que isso não significa que ele, se esse teste fosse real, faria o
relay para o dominio antispam-ufrj.pads.ufrj.br,
ele iria tentar fazer uma entrega local para o recipiente "relaytest
%antispam-ufrj.pads.ufrj.br", o recipiente não existe e ele iria
apenas retornar uma msg de failure.
como no teste que o patrick fez:

<eksffa%freebsdbrasil.com.br em qmail.bebedouro.sp.gov.br>:
Sorry. Although I'm listed as a best-preference MX or A for that host,
it isn't in my control/locals file, so I don't treat it as local.
(#5.4.6)

A desvantagem de não ter o badrcptto é que por ele aceitar a mensagem
e não encontrar o recipiente local ele vai enviar uma mensagem de
volta pro remetente, que provavelmente não vai existir e a mensagem
vai ficar na fila, o problema é só esse. O importante é que ele NÃO
faz o relay! rs

Então tudo se resume nisso.
Mesmo assim o Patrick me recomendou o qmail-ldap e disse que pretende
parar de usar o spamcontrol/vpopmail.

De qualquer forma obrigado a todos!
Fernando.