[FUG-BR] balanceamento

Wanderson Tinti wanderson em bsd.com.br
Quinta Julho 9 15:36:06 BRT 2009

2009/7/9 Gelsimauro Batista dos Santos <maurogbs em gmail.com>

> Eu tenho dois links de 2M ligados em um servidor freebsd 7.2 fazendo
> balanceamento so que eu determino para cada IP para o link de deve navegar.
>

> Gostaria que isso fosse feito automaticamente dividindo o trafego por igual
> nesses links  vi algumas soluções na NET minha duvida é se determinar que o
> trafego vai ser divididos de forma igual pelos links traz algum problema de
> conexão para os usuários.
>
> Estou usando o IPFW no balanceamento.

Boa tarde.

Para dividir igualmente você pode usar a opção prob do ipfw, assim você
defini que 50% vai para um link e o resto para outro, ou a porcentagem que
você preferir.

Exemplo:

${fwcmd} add 210 prob 0.55 skipto 230 ip from 192.168.0.0/16 to any out
keep-state
${fwcmd} add 220 divert 8668 ip from 192.168.0.0/16 to any out keep-state
${fwcmd} add 230 divert 8669 ip from 192.168.0.0/16 to any out keep-state

Nesse exemplo 55% das requisições sai pelo Link2(8669) e o restante mando
para Link1(8668).

Funciona muito bem.