[FUG-BR] Erro ao Instalar o Postfix via Ports

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Sexta Julho 10 10:46:02 BRT 2009

2009/7/9 Ricardo <rs.freebsd at gmail.com>:
> Ola Lista,
>
> Estou instalando o postifix-2.6.2 no freebsd 7.1 com as opções
> marcadas "DOVECOT", "TLS", "BDB",  "MYSQL" e "VDA" mas ao dar o
> comando make install clean apresenta a mensagem de erro
>
> ===>  postfix-2.6.2_1,1 wait for a new VDA patch that works with 2.6.2.
> *** Error code 1
>
> Stop in /usr/ports/mail/postfix.
>
> Procurei na net e encontrei a informação que devo aplicar um patch mas
> como sou novo mundo BSD como posso aplicar este patch ou se tem outra
> forma de resolver este erro.
>
> Abaixo o link do patch

> [...]

O que ocorreu foi o seguinte, quando o port foi atualizado para a versão
2.6.2 ainda não exisxtia a versão do patch para ele, portanto, uma mensagem
de IGNORE foi colocada pra quem usa esse patch.

Hoje essa versão já existe e inclusive já foi enviado um PR solicitando a
remoção do IGNORE, como pode ser visto em [1]. Porém, ficou aguardando
a autorização do mantenedor para que fosse commitado.

Contactei o itetcu@, responsável pelo PR, pois já se passaram 20 dias e
isso pode ser commitado considerando o timeout do mantenedor, que é
de 14 dias. Ele me autorizou e eu já fiz o commit.

O que você poderia ter feito seria pegar o patch do PR [2] e aplicar no seu
port, da seguinte maneira:

# cp -r /usr/ports/mail/postfix ./postfix
# cd postfix
# patch -p0 < ../patch.txt
# make build deinstall install clean

Agora não há mais necessidade dessa ginástica toda, basta atualizar a
sua árvore do ports.

[1] - http://www.freebsd.org/cgi/query-pr.cgi?pr=135902
[2] - http://www.freebsd.org/cgi/query-pr.cgi?prp=135902-1-txt&n=/patch.txt

--