[FUG-BR] PHP5 instalando PCRE antigo

Ronan Lucio listas em tiper.com.br
Quarta Julho 15 09:45:34 BRT 2009

Pessoal,

Instalei uma máquina com FreeBSD-7.2
Instalei o php5 via ports
Instalei o php5-extensions via ports (apenas com as opções default)

O problema é que a instalação está sendo feita com uma versão muito
antiga do PCRE, versão 3.9, de 2002.
Com isso tem algumas funções do PHP que não funcionam, como a preg_match().

Tentei reinstalar, mas o problema parece persistir.
Olhando o diretório /usr/local/lib/php, o módulo pcre.so aparece lá com
a data da reinstalação, ou seja, aparentemente ele foi sim reinstalado.

No FreeBSD (pkg_info), a versão do PCRE do SO é 7.9.
O ports instalou também o php5-pcre-5.2.10 (esse cara é que parece estar
na versão antiga)

Analisando o arquivo "/var/db/pkg/php5-pcre-5.2.10/+CONTENTS", ele
mostra a seguinte linha:

-----------------
@pkgdep pcre-7.9
@comment DEPORIGIN:devel/pcre
-----------------

Então aparentemente deveria estar tudo certo. Mas depois ele mostra
outras linhas que eu não muito bem a finalidade:

-----------------
@unexec rmdir %D/lib/php/20060613 2> /dev/null || true
include/php/ext/pcre/config.h
@comment MD5:d595e59526470b9d819eb68bdc091a1f
include/php/ext/pcre/php_pcre.h
@comment MD5:469c00bc8a8fb28d60a4b4e03c87d48a
@dirrm include/php/ext/pcre
@exec echo \#include \"ext/pcre/config.h\" >>
%D/include/php/ext/php_config.h
@unexec cp %D/include/php/ext/php_config.h
%D/include/php/ext/php_config.h.orig
@unexec grep -v ext/pcre/config.h %D/include/php/ext/php_config.h.orig >
%D/include/php/ext/php_config.h || true
@unexec rm %D/include/php/ext/php_config.h.orig
@exec mkdir -p %D/etc/php
@exec echo extension=pcre.so >> %D/etc/php/extensions.ini
@unexec cp %D/etc/php/extensions.ini %D/etc/php/extensions.ini.orig
@unexec grep -v extension=pcre\\.so %D/etc/php/extensions.ini.orig >
%D/etc/php/extensions.ini || true
@unexec rm %D/etc/php/extensions.ini.orig
@unexec [ -s %D/etc/php/extensions.ini ] || rm %D/etc/php/extensions.ini
@unexec rmdir %D/etc/php 2> /dev/null || true

Bem, alguém já possou por isso e/ou teria alguma dica?
Tô pensando em instalar o PHP na mão mesmo, mas é que tenho um certo
amor platônico pelo ports e sua turma (portupgrade, portaudit e etc).

[]s
Ronan