[FUG-BR] Crontab nao funciona..

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Quarta Julho 15 20:36:40 BRT 2009

> crontab -e manda sinal de HUP para o PID do crond.
> editar o arquivo /etc/crontab não faz sinalização alguma.
>
> Abraço,

Carlos e Eduardo,

Na verdade o cron tem dois modelos de funcionamento um geral para o sistema
no /etc/crontab e outro por usuário.

O arquivo /etc/crontab pode ser editado normalmente e não é necessário
reiniciar o cron (nem enviar qualquer tipo de sinal).

Já os crontabs por usuário devem ser editados através do comando crontab -e.

Segue o trecho do manual do cron(8) que confirma isso:

Additionally, cron checks each minute to see if its spool directory's
modification time (or the modification time on /etc/crontab) has changed,
and if it has, cron will then examine the modification time on all
crontabs and reload those which have changed.  Thus cron need not be
restarted whenever a crontab file is modified.  Note that the crontab(1)
command updates the modification time of the spool directory whenever it
changes a crontab.

[]'s
Luiz