[FUG-BR] Qmail - Error em servidor smtpd

Rodrigo Graeff delphusbsd em gmail.com
Sexta Julho 17 16:51:25 BRT 2009

Enio,

Eh bem simples, uma vez que não haja RELAYCLIENT="" na linha do
tcp.smtp, entao será necessário fazer auth para enviar e-mails para
dominios fora do relay. SEMPRE. Ex:

127.0.0.1:allow,RELAYCLIENT="",QMAILQUEUE="/var/qmail/bin/qmail-queue"
# esta linha libera o relay para o proprio servidor.
192.168.:allow,RELAYCLIENT="",QMAILQUEUE="/var/qmail/bin/qmail-scanner.pl"
# esta linha libera relay para a rede local e usa o qmail-scanner
:allow,QMAILQUEUE="/var/qmail/bin/qmail-scanner.pl"
# esta linha usa o qmail-scanner pra todos que nao forem os de cima
(internet/outras redes locais)

O fato do seu smtp estar em uma DMZ e receber conexões de outro host
através de nat não faz diferença, o spoof pode ser feito e o bloqueio
também deve ser feito no firewall.

[ ]s

Rodrigo Graeff
http://www.delphus.org