[FUG-BR] Questionamentos sobre FreeBSD Virtualizado com VitualBox

Trober trober em trober.com
Quarta Julho 22 09:51:36 BRT 2009

> Olá Pessoal,
>
> Estamos realocando nossos Hardwares e pensamos em virtualizar alguns
> servidores por aqui...
>
> Temos um webserver rodando com freeBSD e pretendemos colocá-lo no
> VirtualBox sob Windows Server 2003 em um Dual Xeon/4G/SCSI.
>
> Gostaria de informações e experiências de vocês quanto ao cenário exposto.
>

> _____________________________
> Atenciosamente
>
> Alberane Lúcio Thiago da Cunha
> Varginha / MG
> Linux User #396371

Bom dia Alberane.

Nativamente, o VirtualBox não é executado como serviço, e sim como
aplicativo, o que requer uma sessão (console ou terminal RDP)
constantemente autenticada no seu servidor Windows 2003.

Existem workarounds[1] para transformar o VirtualBox em serviço, mas nem
de perto se equivalem ao VMWare Server (ou ESXi, como sugerido pelo
Márcio).

Sem contar que, o VMWare, possibilita programação personalizável, que
dispara "pause" no shutdown do host, e "continue" na inicialização,
anulando totalmente a intervenção humana nos guests durante manutenções no
seu servidor host (Windows 2003). Também vale para snapshots agendados.

De qualquer forma, o VirtualBox é muito bom, mas tem muito ainda para
amadurecer, e quem sabe, tão logo, chegar perto (se não ultrapassar) o
VMWare.

No seu lugar, eu iria de VMWare Server, ou ESXi.

PS: Não se preocupe pelo fato do seu host ser Windows 2003, se as regras
forem seguidas, funciona muitor redondo[2][3] :)

[1]
http://forums.virtualbox.org/viewtopic.php?p=7650&sid=c8559b67fbc30e7b7cc12a09b76e4b14
[2] http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2009-04/msg00268.html
[3] http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2009-04/msg00269.html