[FUG-BR] Servidores Firewall e Backup

Ronan Lucio listas em tiper.com.br
Quinta Julho 23 09:07:02 BRT 2009

Luan,

Luan Tasca escreveu:
> Estou montando dois servidores para um cliente, um vai ter firewall e proxy, e o outro de dados, o de dados vai ter um HD de 1000GB para salvar os dados da empresa, o cliente gostaria de ter um servidor de backup desses dados tbem, dai comprei mais 1 HD de 1000GB para ser de backup, mais estou com uma duvida, faço o backup no mesmo servidor de dados, dai apenas de um HD para o outro, ou boto esse HD de backup no servidor de firewall e faco o backup dos dados de um servidor para o outro?

Eu faria da seguinte forma:

No Servidor de Dados (Arquivos?) coloque 2 HDs em RAID1 (espelhamento).
Isso vai minimizar os problemas de backup a um custo muito baixo
(pensando numa relação Custo X Benefício).

Ainda assim eu manteria um backup em outra máquina, afinal nada impede
que ocorra uma sobrecarga de energia (raio?) e mande os HDs pro espaço,
ou ainda algum problema (humano?) que apague alguns arquivos erroneamente.

Minha sugestão pra isso é utilizar o rsync.

Aí surge a dúvida: Instalar esse HD como slave no Servidor Internet?
Pode ser, é uma boa alternativa. O que é importante aqui é deixa o
cliente ciente que, uma invasão ao Servidor Internet deixaria os dados
também expostos.

Sabemos que a probabilidade de uma invasão ao Servidor Internet (se
devidamente mantido) é baixa, porém, possível. Isso significa que manter
o backup no Servidor Internet é menos seguro do que mantê-lo em outro
servidor interno.

Passa as alternativas pro cliente e deixa ele decidir o que estes dados
são importantes pra ele.
De repente ele tem uma máquina mais antiga sobrando e dê pra fazer com 3
máquinas.

[]s
Ronan