[FUG-BR] (não sei se é off) Priorização de tráfego para dois hosts em PFSENSE

Mateus Menezes mat3us em gmail.com
Segunda Junho 1 13:37:41 BRT 2009

Bom dia,

Estou com o seguinte cenário:

Tenho uma rede com um pfsense funcionando como gateway de internet
(compartilhando a conexão e firewall).
Preciso fazer que quando (e somente quando) duas máquinas específicas
entrarem na rede, estas terão prioridade de tráfego (alocar 50% da banda pra
elas).
Tentei fazer via traffic shaping, só que pelo que entendi, só funciona
alocando a banda o tempo todo, com as máquinas desligadas ou ligadas. Criei
um alias para 2 ips e reservei o endereço ip para o mac deles no dhcp (pra
não ter que usar ip fixo, pois as máquinas não ficam sempre na empresa).
Alguém tem uma idéia de como posso fazer?
Fiz um desenho disponível através do link
http://www.uploadimagens.com/upload/ea7a8b963f777de7c95281c36cd344bd.jpg pra
facilitar.
Quero que as duas máquinas em azul, quando conectaram, tenham prioridade de
tráfego (o adsl suporta 200kbps de download, quero deixar alocado para elas
50kbps pra cada uma). Mas só quando ligarem.
Caso o pfsense não seja a solução indicada, podem indicar outra?
Peço desculpas pela pergunta que talvez seja noob demais, pois não manjo de
traffic shaping.

Desde já agradeço.

Atenciosamente,

- --
Mateus Menezes

--
Mateus Menezes

9407612CAA46630924EA9991F8C7C19CBB895AFF