[FUG-BR] RES: PFSense - Depois de aproximadamente 30 minutos, o trafego de internet é bloqueado

Wanderson Tinti wanderson em bsd.com.br
Sexta Junho 5 16:25:38 BRT 2009

2009/6/5 Rudinei Dias <rudinei.dias em gmail.com>:
> Retomando essa questão, fiz + alguns testes.
> coloquei o State table size, que por default vem com 10000 para 40000
> e tive uma noite sem paradas no tráfego.
> Meu teste ocorreu com apenas 1 laboratório, 25 máquinas concorrentes.
>
> Ainda restam uma dúvida:
> - Quais as implicações de aumentar o State table size e até quanto eu
> posso chegar, considerando que o hardware AMD 950-MHz com 512Mb RAM?

> --
Como o Renato Frederick disse.. é difícil medir, mas você pode
verificar constantemente a quantidade com 'pfctl -s state'. O pf não
utiliza swap, ele funciona se você tiver RAM suficiente. No FAQ do pf
diz que 32MB mantém algo perto de 30000. Se o firewall tive carregado
você pode usar a opção 'set optimization aggressive'.