[FUG-BR] Usando PF com bridge.

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Terça Junho 9 16:08:12 BRT 2009

Boa tarde lista.
Estou com alguns problemas para configurar um Packet Filter em uma bridge.
O esquema é o seguinte:

WAN <---> Bridge <===> ROUTER (Switch L3 - 3Com CoreBuilder) <--> LAN

A Bridge não possui IP na inferface bridge0, mas possui uma 3a. placa
de rede com um cabo ligado no 3Com, com IP da Lan para acesso e
administração do FreeBSD.
O SO é um FreeBSd 7.2-STABLE.
O link com a WAN é de 38Mb/s, e esta ligado em uma fxp0, e o router
está ligado em uma em0.
Então tenho 3 interfaces:

wan: fxp0
lan: em0
fxp0 + em0: bridge0

O que eu estou tentando fazer agora é traffic shapping para certos IPs.
Eu ativei o altq no PF, com a seguinte configuração:

-------
altq on $lan_if cbq bandwidth 100% queue { std, limitar }
queue std bandwidth 99% cbq(default)
queue limitar bandwidth 20Kb cbq

pass on $lan_if proto tcp from <ips_traffic_shapping> to any keep
state queue limitar
-------

Aparentemente funciona.
A partir dos IPs que estão na tabela "ips_traffic_shapping", eu fico
limitado a downloads de 20K.
Porém quando eu abro algum torrent, o download chega a mais de
300kb/s, resumindo que não está funcionando.
Eu tentei mudar as regras do altq, para a interface $wan_if, porém não
funcionou nem a limitação na navegação.
Alguém utiliza um esquema desse com bridge, e tem alguma dica?

Agradeço qualquer ajuda.

--
Rafael Henrique da Silva Faria
# Grupo Cena Digital