[FUG-BR] RES: JBOSS no FreeBSD

Wildes Miranda de Oliveira gowmo em itecgyn.com.br
Quarta Junho 10 19:19:44 BRT 2009

----- Mensagem original -----
De: "Welkson Renny de Medeiros" <welkson em focusautomacao.com.br>
Para: "\"Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)\"" <freebsd em fug.com.br>
Enviadas: Quarta-feira, 10 de Junho de 2009 17:47:34 (GMT-0300) Auto-Detected
Assunto: Re: [FUG-BR] RES: JBOSS no FreeBSD

Márcio Luciano Donada escreveu:

> Boa tarde,
> Essa lista é de FreeBSD, certo?
>
> Abraço,

Amigos,

Sem flames por favor... eu perguntei se tinham rodando no FREEBSD...
porque eu tenho preferência em rodar nele...
HOJE tenho rodando no Windows Server, quero saber a opinião de vocês se
é tranquilo rodar no FreeBSD.

Eu sei que roda bem no Linux, e PRINCIPALMENTE no RedHat, que é quem
patrocina a JBOSS.

Bom feriado a todos.

Ola Welkson, sou desenvolvedor java, e ja rodei o jboss instalado pelo ports no FreeBSD em ambiente de desenvolvimento sem nenhum problema. O jboss, se nao me engano, e escrito 100% em java, o que "facilita" a portabilidade de plataforma. Digo "facilita", pois o  jdk/jre da SUN nao é suportado para FreeBSD,e o que pega decisao de colocar um AS como o jboss sobre FreeBSD é justamente isto. Apesar da implentacao JVM para FreeBSD (diablo) ser certificada pela SUN, sabemos que na pratica isto nao garante que aplicacoes desenvolvidas em outras JVM's/jdk sejam compativeis com a diablo jdk,principalmente quanto a threads que é um recurso dependente da implementacao da jvm. Bom, com jdk 1.6 a SUN decidiu abrir o codigo do java, o q possibilitou com q o mesmo codigo JVM/jdk SUN fosse portado para FreeBSD - ports java/jdk16 - e que surgisse o projeto openjdk - ports java/openjdk6- . Isto melhorou bastante a perspecitva java para FreeBSD. Mas, ainda é muito dificil para um analista de suporte/administrador de AS/desenvolvedor java decidir rodar aplicacoes java sobre uma outra jvm ou SO nao suportado pela jvm/jdk SUN, pois ambientes java -em sua maioria- sao configurados para alto escalonamento e escalabilidade, e é fato que hoje nao existe nenhuma jvm que apresente melhor performance que a da SUN. Entao oq te aconselho e analisar seu ambiente, se voce concluir que seu ambiente nao e muito complexo e que peformance/escalabilidade nao e um fator de risco e que voce nao sera cobrado por isto, acho que vale a pena dar esta oportunidade ao FreeBSD e ate mesmo analisar se o tomcat nao atenderia seu ambiente, caso voce conclua que seja um fator de risco, a melhor configuracao seria com Solaris/OpenSolaris.

--
Wildes Miranda