[FUG-BR] Pipe na entrada da interface.

Matheus Cucoloto matheuscucoloto em gmail.com
Sábado Junho 13 11:15:49 BRT 2009

Srs

A muito anos utilizo PIPE, QUEUE e afins do ipfw e sempre tive
problemas na hora de limitar banda na entrada da interface.

Quando faço uma limitação de banda na entrada da interface eu sempre
ganho uma latencia de no minimo 120%.

Eu tenho uma certa noção porque acontece isso (tamanho de buffers de
entrada bem menor do que da saida).
Ja tentei também varias sysctls mas nada lucrativo.

Esse incoveniente é resolvido limitando apenas na saida da interface.

Beleza.

Mas, eu inventei agora de usar apenas uma interface e duas vlans, eu
limito na saida de uma vlan e na saida de outra vlan.

Cai no mesmo problema, a latencia aumenta em no minimo 120%.

A minha interface de rede fisica é uma gigabit, conectada em uma porta
gigabit. Ja tentei placas xingling e placas de marca e o problema é
sempre o mesmo.

Alguem experimenta fazer um teste ai vai acontecer exatamente isso.

Existe alguma solução para isso??  Sysctl, Kernel ou alguma flag na interface?

Faço essas perguntas só para tirar a ?(será que não tem jeito mesmo?) da cabeça.

Abraços em um bom FDS.

--
Matheus Cucoloto
System Admin.