[FUG-BR] Nat para tunnel IPSEC

Segunda Junho 15 12:00:25 BRT 2009

Em Mon, 15 Jun 2009 11:35:44 -0300
Tiago Sampaio <tnsampaio em bsd.com.br>, conhecido consumidor de drogas
(BigMac's com Coke) escreveu:

> Mas quando vc diz não se faz nat, vc quer dizer que é uma boa pratica
> não se fazer nat pra dentro do tunnel ou o Freebsd não suporta fazer
> isso?

o nat altera o header do pacote, com isso o pacote (do outro lado) é
descartado uma vez que o ipsec considera que foi corrompido. Existe
bastante informação sobre isso no google, mas fiquei com preguiça de
procurar. Aliás, outros produtos para vpn têm a mesma ação.

O que é um vpn-3000?

dependendo das caracteristicas, êle é o gw para a outra rede, salvo
tenha alguma configuração exótica como bridge, por ex.

--
 saudações,
 irado furioso com tudo