[FUG-BR] Usando IPsec no FreeBSD

c0re dumped ez.c0re em gmail.com
Quinta Junho 18 17:50:19 BRT 2009

> sinceramente, como são hosts heterogêneos (ou distintos) eu apelaria
> para o OpenVPN. A implementação do ipsec no Linux começou com um treco
> alienígena (FreeS/WAN), mudou pra outro (OpenS/WAN) e, pelo porre que
> eu tive no primeiro NUNCA MAIS sequer experimentei. Pode até ser que
> hoje em dia funcione mas sabe como é, "cachorro mordido de cobra fica
> com mêdo de barbante".

Eu to usando uma vn ipsec em openswan fechando com um netscreen e
confesso que não tive probelmas quanto a estabilidade.

Fiz primeiro com Open e cheguei a fechar o tunel, estabelecer
comunicação etc, mas devido as necessidades especificas de comunicação
entre os hosts tive que usar linux.

E até hoje tá rodando sem problemas por aqui. Acho que esses bugs são
coisas do passado. Confesso que fiquei bem apreensivo quando tive que
usar o openswan, mas pra minha grata surpresa tudo correu (e ainda
corre) bem.

--

"To err is human, to blame it on somebody else shows management potential."