[FUG-BR] Problema com SMTP x QMAIL

Watanabe Anderson wataankaol em gmail.com
Sábado Junho 20 03:24:05 BRT 2009

Pessoal,

Recentemente postei uma questao sobre a autenticacao do smtp no qmail.

Bem, meu problema pode parecer bobo, vesta, ridiculo, mas nos ultimos dias,
tenho insistivamente tentando resolver essa questao, mas o problema ainda
persiste.

Segui, a risca, o tutorial daqui mesmo do Fug,
http://www.fug.com.br/content/view/147/60/ e o problema ainda persiste.

Em um dado momento,  na instalacao do "qmail-scanner", tive um aviso a
respeito do perl, onde ele nao havia realizado um determinado teste com
sucesso. Pesquisando aqui mesmo no Fug, encontrei uma solucao, talvez nao a
melhor, de atribuir suid ao perl (What follows should be the UID of the
qscand acount... uid=85). No historio deste evento, um colega havia postado
que essa solucao nao era a melhor, mas funcionava
(http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2006-10/msg00214.html).

Bem, isso tambem nao funcionou. Meu problema ainda persiste.

Numa resposta que obtive, na questao que postei, outro colega citou que a
autenticacao "crammd5" nao e a 'default' utilizada. Bem, peco a voces, a
orientacao de qual seja essa autenticacao que deva usar, pois uma
autenticacao eu tambem deverei configurar no webmail (aquirrelmail, por
exemplo).

Assim, coloco novamente a minha questao, pedindo a ajuda de todos, dentro da
possibilidade, numa resolucao deste problema.

Segue:

- Ao tentar envia um email, seja pelo webmail, seja pelo cliente de correio,
nao consigo enviar, da erro de autenticacao. (Webamil - 535 authentication
failed (#5.7.1)

meu arquivo "/var/qmail/service/smtpd/tcp"

127.:allow,RELAYCLIENT="",RBLSMTPD="",QMAILQUEUE="/usr/local/bin/qmail-scanner-queue.pl"
192.168.:allow,RBLSMTPD="",QMAILQUEUE="/usr/local/bin/qmail-scanner-queue.pl"
192.168.:allow,RBLSMTPD="",REQUIREAUTH="",QMAILQUEUE="/usr/local/bin/qmail-scanner-queue.pl"
:allow,MFDNSCHECK="",SMTPAUTH="crammd5",BADMIMETYPE="",RBLSMTPD="",REQBRACKETS="",TARPITCOUNT="10",TARPITDELAY="10",HELOCHECK=".",QMAILQUEUE="/usr/local/bin/qmail-scanner-queue.pl"