[FUG-BR] pftpx e controle de banda

Rogério Moura rogerpop em gmail.com
Segunda Junho 22 17:17:16 BRT 2009

olá pessoal boa tarde,

Já fiz várias pesquisas na NET e na lista mas não achei nada a respeito, a
situação é a seguinte.

tenho um firewall PF em freebsd com 2 links de internet um ADSL e outro link
IP Dedicado . estou fazendo balanceamento e começei a implementar controle
de banda com ALTQ+hfsc

1 -  PROBLEMA COM O BALANCEAMENTO:
tenho um servidor FTP atrás do PF e pra fazer ele funcionar estou usando o
proxy PFTPX, e ai começa o problema, pelo que vi NÃO dá pra fazer
balanceamento com o proxy pois o ele não trabalha com route-to e reply-to e
nem o ftp-proxy que vem nativo com o free. Os senhores tem alguma sugestão?

2 - PROBLEMA COM O CONTROLE DE BANDA:
Como o proxy ftp cria regras dinamicas, como eu faria para ter o controle de
banda para o serviço FTP ? tanto para o servidor que está dentro da rede
quanto para os clientes da rede interna que acessam servidores FTP na NET ?