[FUG-BR] Ref. Servidor de Internet Corporativo.

Lista FreeBSD lista_freebsd em yahoo.com.br
Quinta Junho 25 23:09:31 BRT 2009

Olá colegas da lista FUG-BR!

Sou novo aqui e gostaria de poder contar com o auxílio de vocês!!

Preciso montar um servidor de internet idêntico (ou melhor) do que o servidor que já está rodando na empresa, pois o mesmo está com problemas de pouco espaço em disco, é uma máquina muito ruinzinha e preciso montar um novo servidor em uma máquina melhor. Só que sou iniciante em FreeBSD, sei alguns comandos, só que nunca fiz uma instalação do zero.

Portanto, venho através deste e-mail pedir 2 dicas:

1) Existe alguma forma na qual eu informo algum comando no servidor de internet atual para saber TUDO o que está instalado e rodando para eu fazer minha listinha do que vou precisar instalar no servidor novo?

2) Alguém da lista já passou por isso e teria algum "script" ou um passo-a-passo dos softwares e dependências para montar um servidor de internet corporativo?

OBS: Neste servidor que está rodando atualmente tem (pelo que eu sei) compartilhamento de internet, tem proxy, squid, sarg, php (phpmyadmin), apache, hospeda site próprio da empresa (temos o domínio), servidor de dns (primario e secundario), ftp, tem firewall, ssh, webmin, freshclam, webalizer, banco de dados mysql, e servidor de e-mail Qmail (spamassassim, vpopmail - não sei o resto...)... isso do que eu sei... não sei qual as dependências...
Enfim.. preciso montar um novo com tudo o que a empresa utiliza (citado acima), só que não sei qual devo instalar primeiro, as dependências de cada um deles, a versão aconselhada, etc.

Aguardo auxílio de todos.

Obrigado, Leonardo.

http://br.maisbuscados.yahoo.com