[FUG-BR] Bandwidthd com processos defunct

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Sexta Junho 26 09:19:13 BRT 2009

> pessoal instalei o bandwidthd e estou usando o arquivo bandwidthd.conf
> para configuração padrão do mesmo,
>
> estou reiniciando a cada 5 min pelo cron
>
> */5 * * * * kill -HUP `cat /var/run/bandwidthd.pid`
>
> já tentei a mesma linha acima com killall -HUP bandwidthd
>
> no entanto, a cada vez que o HUP reinicia os processos do bandwitdthd,
> vai acumulando processos zombies, porém, os gráficos são gerados
> corretamente
>
> alguém sabe o que pode estar causando isso
>
> --
> ENIO RODRIGO MARCONCINI
> www.Enio.Pro.Br
> [...]

Enio,

Isso é um bug do bandwidthd, quando você faz um fork(2) (cria um processo
filho), as opções padrão vão fazer que esse filho ao morrer (terminar o seu
serviço, terminar por conta de um problema) deixe o seu status para o
processo pai consultar e saber se o processo ainda esta sendo executado ou
se se já terminou e com qual status.

Se o processo filho morre e o processo pai não le esse status (wait(2)) o
processo filho fica como zumbi.

Tirando o monte de zumbis que você ve ai (e alguma memória que isso consome)
esse problema em si, não causa maiores danos.

Agora a pergunta que não quer calar... por que você envia um SIGHUP a cada 5
minutos para o bandwidthd ?

[]'s
Luiz