[FUG-BR] Consumo alto de CPU com NATD

Tiago Barreto tiagobarreto2009 em yahoo.com.br
Segunda Junho 29 22:08:42 BRT 2009

Pow Wanderson,

Muito interessante essas dicas. Estou ancioso para testar. Essa perda do punch_fw, causa muitos transtornos ?

Um abraço.

--- Em seg, 29/6/09, Wanderson Tinti <wanderson em bsd.com.br> escreveu:

De: Wanderson Tinti <wanderson em bsd.com.br>
Assunto: Re: [FUG-BR] Consumo alto de CPU com NATD
Para: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)" <freebsd em fug..com.br>
Data: Segunda-feira, 29 de Junho de 2009, 18:58

2009/6/29 Tiago Barreto <tiagobarreto2009 em yahoo.com.br>:
> Wanderson,
>
>  Olha nunca tentei isso não, nem sabia que tinha como fazer nat desse jeito. Porém vi que em meu kernel não compilei com essa opção IPFIREWALL_NAT
>
> Minhas opções no kernel, estão assim:
>
> options         IPFIREWALL
> options         IPFIREWALL_VERBOSE
> options         IPFIREWALL_FORWARD
> options         IPFIREWALL_VERBOSE_LIMIT=1000
> options         IPFIREWALL_DEFAULT_TO_ACCEPT
> options         IPDIVERT
>
> Minha regra de nat no firewall /etc/firewall.sh, está assim:
>
> ${fwcmd} add 00010 divert natd all from any to any via xl0

> [...]

Notei que o Nat ficou mais rápido, bem mais, low overhead. Acredito
que não tenha outra forma de habilitar senão recompilando seu kernel.
O bom que você evita de subir daemon e concentra tudo em um único
lugar (arquivo). O nat a nível de kernel aceita todas as opções do
natd exceto a punch_fw, pelo menos não achei nada a respeito. Mas
tente fazer um teste e veja se resolva seu problema, caso contrario
você sobe seu Natd novamente.

Boa sorte.