[FUG-BR] Multiplos servidores FreeBSD

Kivanio Barbosa kivanio em gmail.com
Terça Março 3 09:42:55 BRT 2009

Bom dia,

pessoal, estou começando a enlouquecer :D

já estou passando de 10 máquinas para cuidar, e começo a ter problemas
para genrenciá-las, então venho buscar experiência dos mais velhos em
FreeBSD.

minhas dificuldades são controle de senhas, multiplos sshs, lembrar o
que tem em cada máquina e assim vai.

Algumas coisas se resolvem com anotações outras como senhas e multiplos ssh não.

Então gostaria de ler sobre a experiência de vocês com gerenciamento
de várias máquinas,
com certeza tem gente daqui que é de datacenter com muito mais
máquinas que eu e que passou por isso.

Como fazer para gerenciar os ssh? ficam tudo com chave, inclusive os
users root?
criam um único user em todas as máquinas e deixam ele como root?
e para repetir o mesmo comando em várias máquinas?

achei um programa chamado clusterssh, alguém recomenda?

Enfim, como vocês lidam com isso?

Kivanio Barbosa
Cel 8121-4248

Blog: www.kivanio.com.br