[FUG-BR] RES: RES: RES: Eita Freebsd

Terça Março 3 11:53:18 BRT 2009

Renato Frederick escreveu:
> Modem é algo excelente quando existe uma linha telefônica por perto.
>
> Quando o cliente não autoriza a instalação de uma linha telefônica no
> datacenter ou a localidade é remota o suficiente para não ter uma linha
> telefônica pro perto, aí não tem jeito.

Nao autorizar ou não poder puxar um ramal telefonico no DC, penso que
não há qualquer regra de boas práticas mesmo pra DC remotos que
desaconselhem. Ai a questão não é técnica. Ja falta de telefone é sim,
razoavelmente comum principalmente em torres de acesso wifi ou
localidades de retransmissão.

Minha solução econômica nesse caso é um modem 3G, ainda que a localidade
só pegue Edge ou GPRS. Especificamente um cenário parecido com o que tem
nesse meu artigo:

http://www.fug.com.br/content/view/341/9/

Mas servidor e não laptop. Caso em que uma rotina de watchdog sempre
monitora o acesso a um ponto fixo, um servidor "ponte" dentro da infra
de acesso remoto do cliente. Se esse ponto fixo de referencia cai o
FreeBSD roda:

  "/usr/sbin/ppp -ddial vivozap &&  ssh -nNT -R 4022:localhost:22
contencao em ponte "/usr/bin/sh -c 'while true ; do sleep 20 ; done'""

Quando a ponte voltar matamos o tunel ssh e a rota padrao. O ppp nao
precisa matar, pois ele é chamado com ddial.

> A propósito, saindo um pouco do tópico, a algumas décadas atrás quando o
> bacana era ter uma bancada de modens USR 56K para vender acesso á Internet,
> tomei trauma das multiseriais, principalmente das Cyclades :-/

Eu uso Sangoma. No FreeBSD e no OpenBSD são praticamente plug-n-play.
Mas nunca tive problemas com Cyclades nao, na faculdade eu era
estagiario e tinham uma estante repleta de modem USR externo hehe, e 4
cyclades. Ainda bem lembro o modelo, era Cyclades Cyclom-Y. 100% em
FreeBSD 3.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.