[FUG-BR] RES: /var crescendo

Luiz Otavio O Souza luiz em visualconnect.com.br
Terça Março 10 10:06:46 BRT 2009

> Deixa eu entender, quando você diz que vai crescendo mas que o df mostra
> correto, onde você vê que tá crescendo? No email diário?
>
> Se for nesse email, quem coleta os dados é o script
>
> /etc/periodic/daily/400.status-disks
>
> que por dentro usa o df.

Renato,

Me parece que o df(1) mostra o espaço utilizado, mas o du(1) não.

Isso pode acontecer se em um programa você abre um arquivo (que pode ser
criado no momento da abertura) e em seguida faz um unlink(2) nele.

O arquivo some (para o du(1), ls(1), etc) mas como existe uma referencia pra
ele (file descriptor - fd) o arquivo continua lá e pode ser usado pelo
programa que o abriu/criou.

O espaço utilizado por esse arquivo só será liberado quando todas as
referencias a ele forem fechadas.

Eu já vi esse tipo de uso em alguns programas, mas realmente não me lembro
onde foi.

De qualquer maneira isso é no maximo um educated guess (o famoso chute) :)

[]'s
Luiz
PS: o arquivo continua visivel para o fstat(1)