[FUG-BR] /var crescendo

Bruno Coimbra bbcoimbra em gmail.com
Terça Março 10 18:28:22 BRT 2009

On Tuesday 10 March 2009 17:56:47 João Paulo Just wrote:
> - gpg control packet
>
> Aqui não tem nagios nem cacti. Os outros logs são todos rotacionados.
> Como disse antes, o du mostra um consumo de espaço, mas o df mostra outro.

João,

Essa diferença é muito grande? Qual o tamanho dos blocos de alocação do FS?

Se não me engano, o du mostra o espaço efetivo que está sendo utilizado por
cada arquivo, enquanto o df faz a somatória dos blocos alocados no FS.

Isso quer dizer que se o seu sistema tem muitos arquivos pequenos, e por
pequenos entendo arquivos menores do que o tamanho do bloco de alocação, sua
diferença é exatamente o espaço desperdiçado na alocação de espaço do FS.

Exemplo:
Supondo que seu File Sistem utiliza blocos de 4 Kb e que você possua 20
arquivos de 1 kb o du irá reportar o uso de 20 kb enquanto o df irá reportar
o uso de 80 kb.

Fui claro?

--
Bruno Coimbra