[FUG-BR] Transferência de Zonas de DNS

c0re dumped ez.c0re em gmail.com
Sexta Março 13 16:46:15 BRT 2009

2009/3/13 Thiago Gomes <thiagomespb em gmail.com>:
> Pessoal,
>
> Estou com dois DNS (Primário e Secundário) os mesmos estão funcionando
> até que saiba perfeitamente,
> porem gostaria de saber se o DNS primário esta transferindo
> corretamente para o DNS secundário, nele
> eu implementei algumas regras IPFW e liberei a porta 53 sendo
> bloqueadas algumas portas.
>
> Como eu faço para monitorar essas transferências e confirmar se estão
> sendo executadas.

Por padrão o diretorio onde os arquivos de zona são copiados (no
slave) é o /etc/namedb/slave.

Se a transferencia de zona está funcionando corretamenete, quando você
acionar a daemon no seu secundário os arquivos de zona estarão lá. Se
vc deletalos e reiniciar a daemon, eles aparecerão lá novamente,
supondo que tudo esteja configurado corretamente.

Veja como está a coniguração do seu slave, se ele está solicitando a
zona correta do master e se no master voce permite a transferencia
para aquele slave.

Se você estiver usando TSIG é necessário que os relógios do master e
do slave estejam mais ou menos sincronizados (se nao me engano a maior
diferença permitida é 120 segundos).

--
http://setsockopt.wordpress.com

http://www.webcrunchers.com/crunch