[FUG-BR] Re: Aplicação com Alta Disponibilidade de ISPv

Flavio Silva falexsandro em inbox.com
Quinta Março 19 19:18:46 BRT 2009

Pessoal,

Desculpem a ausencia, mas estava com muito trabalho e quase não tive tempo de ler e-mails.
Respondendo a questão de usar o que é de casa ou não.
Cogitei a possibilidade com meus superiores de realizar o mesmo dentro do Brasil, fazendo dentro da nossa própria infra-estrutura e com espelhamento em um infra externa, como o servico provido pela Copel (se naum me engano).
A resposta foi objetiva:
- Trafego estimado X Banda de Link X Custo de Link
No exterior consegue-se maquinas dedicadas (vc configura tudo, desde o SO, até seu hostname), com mais de 1 IP dedicado, banda (10M, garantia de 1Mb full) dedicada, a preços, digamos, irrisórios, algo como 15 a 20 dolares (não posso revelar qual o ISP que está fornecendo).
No Brasil isso ficaria um pouco mais caro, alias muito.
Provedores de conteudo que são baratos não nos disponibilizariam o acesso full ao servidor e o link por si só, para a nossa infra estrutura, já sairia mais caro.

Problema Judicial garanto que está, digamos, bem administrado.

A solução de VPN, com IPVS e/ou Heartbeat, ou CARP seria plausível, se tivessemos garantia do LINK desse Provedor de Conteudo não cair, ou se tal Provedor de Conteudo contratasse mais de um LINK de empresas diferentes, mas o LINK é um só e não há a possibilidade de contratação de outro LINK com ISP diferente.

Achar outro Provedor de Conteudo com características parecidas e custo é bem plausível, mas o problema é como colocar a alta disponibilidade para um servico que está um determinado domínio (www.aplicacaocomaltadisponibilidade.com por exemplo)!

Espero ter exclarescido a dúvida de todos, e continuo no estudo de solução/arranjos tecnicos para o caso.

Abraços,

Flávio