[FUG-BR] FreeBSD para 64 bits

Sábado Março 21 07:26:04 BRT 2009

Continuação da ultima mensagem...

A AMD realiza teste em que precisa de frequências de trabalho equivalente
para de fato alcançar um processador da intel, ( não quero discutir aqui com
relação aos processadores cujo processo de fabricação se basea na plataforma
dos Core 2 Duo, a AMD não é tão boa assim para de fato chegar nesse
patamar), porém voltanto... analisaremos as primeiras linhas da AMD com
suporte a tecnologias de 64 bits.

Para analisar isso será necessário de fato classicar o concorrente
equivalente do processador da AMD com o da Intel. e isso se dá na verdade
pelo nicho em que o processador atuará.

Duron -> Celeron de 128kb de cache.
Sempron -> Celeron D possui 256Kb de cache.
AtlhonXP 3000 -> Intel Pentium 4 ( Desktop e workstation de baixo
processadomento)
Atlhon-FX 64 3000 -> Intel Xeon Serie 3000 ( Workstation de alto
processamento )
Opteron -> Intel Itanium
Opteron 64 bits -> Intel Itanium II

Bom no primeiro Duron não importa a quantidade de memoria é lento e gera
calor quase que o dobro do Celeron com 128Kb.
O Sempron Ficou muito rapido e conseguiu igualar-se ao Celeron D porem para
isso precisou de um controlador de memória integrado, porem o Celeron D se
iguala ao Sempron apenas com utilização de um unico canal de comunicação com
a memoria através do Chipset já com placas que suporta Dual-Channel faz o
Sempron simplesmente pairar nos meros 60% de performace quando comparado com
o Celeron D.
No caso do AthlonXP 3000 competia diretamente com o Intel Pentium 4 soquete
478, e não passa de 80% do processamento do Pentium, ou seja o lance de
rodar com 2.2Ghz quando comparado com um processador de 3.0 os demais 20% é
exatamente essa baixa frequência do processador da AMD.
O Intel Pentium 4 EE soquete 478 ele não tinha competidores até chegar o
AthlonFX-64 em que mesmo com um monte de features como o controlador de
memória integrado não conseguia sair mais que 18% de diferença com o Pentium
4 isso por que o AthlonFX-64 possuia intruções de 64 e os testes eram
rodados sobre sistemas de 64Bits o o grandioso Pentium 4 EE sobre sistemas
de 32 Bits, esse Pentium 4 EE enclusive que achar ele e tiver disposto a
vender eu me interesso, no caso ele usa o nucleo do Xeon MP com 2.5Mb de
Cache soquete 478 é o mais rapido processador dessa era, o mesmo foi
utilizado para testes mesmo quando saiu a serie Pentium 4 EE soquete 775 que
contava com 2Mb de cache e já possuia um monte de recurso alem de
arquitetura nova o Prescott.
Bom apartir dai passou a ser FESTA a Intel a cada nova arquitetura ou serie
de processador fazia difereça de 30% a até 55% sobre o concorrente direto da
AMD e o melhor consumia menos energia, dissipava menos calor, mantia uma
estabilidade incrivel sobre carga total por periodos que se estendia por
semanas, sem um unico travamento, o mesmo não se pode dizer do seu
concorrente direto o AthlonXP-FX 54 pelo que me lembro em que durante os
teste que li com menos de 18 horas praticamente travou... resultado não
acompanhava se quer uma unica maratona de jogo comigo.
O interessante é que em testes onde o marketing existe os resultados eram
todos diferentes com relação aos dos sites que acompanhava na epoca, entre
eles o www.tomshardware.com
e outros normalmente sites não vinculado a midia.

Bom me empolguei em falar sobre um pouco de minha experiência com
processadores...
E hoje só falta testar os novos intel Quad, Xeon-Quad e o Itanium II e
ItaniumII-Core para ter uma noção legal de tudo e ver arquiteturas mais
exoticas, como PowerPC, UltraSPARC, HP Alpha e creio que muitos devam
concordar comigo o Motorola 68K ...
Por favor sem flames se é para discutir de hardware algo vital e creio eu
não se encontra fora do escopo da lista se seja uma discussão sadia e sem
baixarias, Sejamos adulto.
Afinal estamos em uma lista em que encontra-se usuários de Unix e não
newbies for linux.

--->> discordia com minhas idéias por favor em PVT  aqui é discução e
analise não rinha < ---