[FUG-BR] FreeBSD para 64 bits

Luiz Otavio O Souza luiz em visualconnect.com.br
Quinta Março 26 09:10:55 BRT 2009

> Creio que antes de tudo teremos que levar em consideração que SMP
> demostra desempenho para aplicações multitreads, no caso teremos que
> usar uma versão em especifica para obter o ganho de performace que o SMP
> poderá oferecer.
> Dizer que um processador com isso ou com aqui é lento é uma coisa, agora
> tem que ver emque ambiente de fato aquela tecnologia vai dizer que é
> lenta ou não.
> Sujestões são bem vindas.

Pessoal,

Comparar processadores com um sistema operacional multitarefa é o mesmo que
contas as gotas no oceano ou os grãos de areia no deserto.

Você não tem controle sobre os outros processos/threads/interrupções que
param e pedem atenção do processador várias vezes por segundo. É
praticamente impossível repetir dois resultados num sistema como esse. Seu
processo é apenas mais um.

Os HT, (até onde eu sei) se trata de duas cpus físicas, reais mas que
compartilham um único cache. Isso nos sistemas multitarefa acaba mais
prejudicando do que ajudando, por que ? Simples, com um único cache e os
vários programas rodando a cpu precisa se dedicar a todos eles, toda vez que
uma das cpu esta executando um processo (provavelmente um diferente do que
esta/estava rodando na outra cpu) ela vai invalidar todos os dados na cache
(que a outra cpu estava usando para ler/processar outro programa).

Em algumas situações (acho que na pratica muito poucas) o HT pode funcionar,
desde que os dados na cache sejam uteis para as duas cpus e uma não fique
invalidando o cache para a outra.

Essa thread já passou do razoavel (para essa lista), acho que podemos parar
por aqui.

Att.,
Luiz