[FUG-BR] Como desligar um HD por software

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Segunda Novembro 2 19:32:10 BRST 2009

2009/11/2 josé elias ribeiro moreira <jeliasmoreira em gmail.com>:
> Olá Cleyton,
>
>  verifique sua BIOS não esta opção de "suspender" o disco depois de um tempo
> X de inatividade.

Pior que eu já tinha olhado mas fui lá conferir denovo, não tem não
cara, a bios é porquinha mesmo, o c# da cobra (menor talvez), mais da
metade do que tem pra configrar é Disable ou Auto, e a outra metade
tem que ter o livro do Aleister Crowley pra entender. O que tem de
suspend é pra máquina toda...

No caso do windows tem um pra todos os discos, no linux tem o hdparm
que acho que faz isso tb, no bsd tá escondido porque ainda não
achei...

Ah, nem pergunte mais sobre a bios porque é aquelas "personalizadas"
do "Cumprutador pra nóis tudo", qndo tiver grana boto essa po**a fora
e compro uma máquina de verdade com hd usb externo...

De qualquer forma valeu a força. Que ela esteja com você.