[FUG-BR] Como desligar um HD por software [RESOLVIDO]

Nilson nilson em forge.com.br
Terça Novembro 3 03:57:42 BRST 2009

2009/11/2 Cleyton Agapito <cragapito at gmail.com>:

> Graaande Mr. Bits!!
>
> Pior que eu já tinha olhado esse cara mas como tinha raid pra cá e
> raid pra lá não dei muita importância e passei batido. Acabei de
> testar e funcionou:
>
> ad1: Idle, spin down (Você adivinhou até o drive!!)
> ad1: drive spun down.
>[cut...]

Fico feliz que você atingiu seu objetivo Cleyton, e não sei se vem
ao caso ou não, mas gostaria de deixar um alerta aqui, de que
o START do disco é uma das operações que geram desgaste ao
HD, diminuindo sua vida útil. Toda vez que o motor que rotaciona
os discos é inicializado, este precisa fazer um esforço muito maior
do que o de apenas manter a rotação constante. Um belo dia ele
pode não conseguir vencer a inércia...

Se essa máquina for um servidor te aconselho a deixar sempre
ligado, e se for um notebook a manter backups periódicos.

Ficam por aí meus R$ 0.005.

--
Nilson