[FUG-BR] humanizando o FreeBSD no deskitópi

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Quarta Novembro 11 10:05:10 BRST 2009

2009/11/11 irado furioso com tudo <irado em bsd.com.br>:

> pode ser apenas implicância minha, mas nunca consegui me adaptar
> direito ao FreeBSD no deskitópi. Sempre achei MUITO chata (boring) a
> instalação/configuração do flash, a configuração de teclado no
> X-server, e outras coisinhas.

Sei lá, eu já estou tão acostumado, que até postei alguma coisa há um
tempão na lista (acho que foi com o Free 6.2)

> Sou capaz de fazer 10
> servidores/gateway/firewall com um pé nas costas, mas no deskitópi..
> passo.

heheheh. Pois é, eu estou penando aqui em deixar funcionando Free e
Win 7 no note... e a rede então... tá foda!

> agora há um novo blog no ar (mencionado em
> http://www.freebsdnews.net/2009/11/10/lioks-freebsd-tutorials-tips-beginners/ )
> que propôe facilitar isso. Num primeiro momento, chamou-me a atenção
> DOIS itens que são (foram?) particularmente espinhosos: flash e o
> "mount" de dispositivos sem privilégios de root.

Estranho.... nunca tive problemas com isso. E outra: PC-BSD? Apesar de
que o site pbidir.com está completamente quebrado! Não se consegue
acessar nada.

Mas a proposta de Next-Next-Finish do instalador do PC-BSD é legal,
pena que o jeito que fizeram é o mais burro que podia, tudo em um
diretório só, sem respeito à distribuição natural dos arquivos no
Free-BSD (/usr, /etc, /share, etc...)

> o lioks faz tudo parecer muito fácil, até pra mim (rs), então é capaz
> que eu acabe fazendo um deskitópi aqui só pra ver (por enquanto minha
> máquina tá muito indisciplinada, não consegui instalar o FreeBSD
> junto com outras 3 Linux).

AH! Achei que só eu estava tendo dificuldades em colocar o Free 7 com
outros OSs...

> enfim, divirtam-se :)
>
> ps: embora EU não me adapte (até hj) com um deskitópi FreeBSD, não quer
> dizer que eu não vá continuar tentando. Um dia consigo :)

Bom, nunca tive problemas até ter que comprar este notebok da
AmerdazonPC. TO PAU DA VIDA! Raio de hardware incompatível que só... O
foda é que todos os notes baratos hj estão vindo com placa wireless
broadcom, chipset SiS, placa de video Mirage 3, e placa de rede SiS
191. Não dá!

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phackwer em gmail.com