[FUG-BR] Incompatibilidade Windows 7 - FreeBSD 7.2

Antônio Pessoa antoniopessoa em bsd.com.br
Quarta Novembro 11 10:40:09 BRST 2009

2009/11/11 Pablo Sánchez <phackwer em gmail.com>

> Caros,
>
> Bom, aquele congelamento que dava o outro dia no boot do FreeBSD, mas
> que bootava no PC-BSD pen-drive numa boa, pois é, aconteceu de novo
> (sendo que estava funcionando).
>
> E descobri o que está acontecendo. Ele não trava na hora de iniciar as
> CPUs, ele trava na hora de ler o particionamento do disco!
>
> Coloquei o Windows 7 na minha máquina antes do Free, e parece que o
> Win 7 faz alguma alteração no particionamento do Free que o Free não
> consegue ler. Como cheguei nessa conclusão? Ou é o Free quem faz algo
> que o Win 7 não concorda.

> [...]

Existe um problema com dual boot entre o FreeBSD e o Windows Vista e
Seven, pois eles usam um novo método para gerenciar o boot deles e que
acaba melecando tudo. A única solução que encontrei para estabilizar
foi usando o EasyBCD [1] no Windows. Com ele você pode criar entradas
no gerenciador de boot do Windows para que ele consiga iniciar tanto o
FreeBSD quanto o Linux [2].

Queria uma solução mais elegante, mas não encontrei. Ficar dependendo
do Windows para gerenciar o boot de meus outros sistemas operacionais
é chato, principalmente por quê ele não é meu sistema principal
(Windows de minha esposa, ele é viciada em The Sims, fazer o quê?! ;).

[1] http://neosmart.net/dl.php?id=1
[2] http://www.guiadohardware.net/dicas/easybcd.html

--
Antônio Rogério Lins de A. Pessoa