[FUG-BR] [X.ORG] Configuracao de teclado modelo ABNT2 + layout BR

Segunda Novembro 23 22:01:06 BRST 2009

Ola a todos, sei que quase 100% aqui sabe o assunto da thread contudo
deixando aqui as informações apenas para enriquecer o histórico da
lista.
Como muitos notaram, nos últimos, vários e-mails enviados por mim para
a lista continha uma quantidade de erros de pontuação que até  era
inescrupulosa com o português
bom vou deixar aqui o que editei no meu xorg.conf e uma breve
descrição para usuários novos poderem configurar os seus X
corretamente quanto a esse termo.

no arquivo /etc/X11/xorg.conf

adicione no começo a seguinte seção:

Section "ServerFlags"
Option "AllowEmptyInput" "0"
EndSection

E após a sessão "Module", as seguintes entradas.

Section "InputDevice"  #Sessão desfinido o tipo de device
Identifier "Keyboard0" # A identificação do device para o X
Driver "Keyboard" # O driver do device que o X utilizará
Option "XkbModel" "abnt2" # modelo no qual o driver trabalhara
Option "XkbLayout" "br" # O layout esperado de entrada do device
Option "XkbVariant" "" # Variação do layout de entrada
EndSection # Fim da sessão.

Se você possuir uma controladora gráfica modelo FX5500 ou inferior no
qual os módulos disponibilizados  recentes da Nvidia não funciona, e
que no caso e necessário utilizar o modulo da Nvidia de versão 172.63
ou menor notará que no X.org versão 7.2 ou superior o mesmo módulo
acha de não funcionar corretamente, não deixando iniciar o X, e entre
as mensagens em /var/log/Xorg.0.log aparece uma linha com algo sobre
ABI não suportada, para que resolva tal problema basta editar o
arquivo /etc/X11/xorg.conf com as seguintes modificações:

Section "ServerFlags"
Option "IgnoreABI" "1"
EndSection

As demais configurações esta contidas no README.txt e INSTALL.txt que
acompanha o modulo da Nvidia.

Apropósito se sentir que está muito lento a entrada de dados desative
o hald, eu particularmente não gosto dele, e tambem não vejo muito uso
sobre o mesmo, para isso basta colocar no seu /etc/rc.conf a seguinte
linha:

hald_enable="NO"

Ele por padrão eh desativado até as versões do FreeBSD 7.2 não sei
como esta no 8.0 contudo creio que não modificaram.

Bom espero poder ajudar alguem com a dica...

Até mais e agora com um e-mail muito bem pontuado...