[FUG-BR] Estranho comportamento do ping

tg_melo em bol.com.br tg_melo em bol.com.br
Quarta Novembro 25 03:03:02 BRST 2009

> Certo, vamos partir pra algo mais prático então. O FreeBSD possui
> uma boa gama de variaveis tunáveis em relação ao timer via sysctl,
> sendo as mais importantes dentro dessa ramificação:
>
> [root em bsdtestes ~]# sysctl kern.timecounter
> kern.timecounter.tick: 1
> kern.timecounter.choice: TSC(800) ACPI-fast(1000) i8254(0) dummy(-1000000)
> kern.timecounter.hardware: ACPI-fast
> kern.timecounter.stepwarnings: 0
> kern.timecounter.tc.i8254.mask: 65535
> kern.timecounter.tc.i8254.counter: 56072
> kern.timecounter.tc.i8254.frequency: 1193182
> kern.timecounter.tc.i8254.quality: 0
> [...]

é. vivendo e aprendendo. :)
realmente nunca tinha prestado atenção nessas sysctls para saber q podia forçar o uso de outro timecounter.
o kernel tava usando acpi-safe, mas, por certo a mobo tem algum bug.
mas o que mais interessa é q mesmo com a menor qualidade do tsc, funcionou bem melhor.
alguns atrasos de resposta repentinos, por interrupção creio (julgando a grosso modo pelas poucas perdas quando em alto pico de conexões - e pela modéstia da máquina), porém, finalmente, sem os fatídicos tempos negativos.
ótima recomendação Nilson.
muitíssimo agradecido pelo conhecimento compartilhado e a gentileza em atender à minha dúvida.
muito obrigado mesmo.
[]'s

Gabriel