[FUG-BR] Estranho comportamento do ping

Nilson nilson em forge.com.br
Sábado Novembro 28 11:03:13 BRST 2009

2009/11/28  <tg_melo at bol.com.br>:
> fala Nilson, vc está com disposição pra ajudar heim :)
> já removi o ntpd, mas deixei o mesmo atualizando, por via das dúvidas da máquina atrasar muito o relógio (não tô confiando muito na placa mãe não).
> ele ficou atualizando de hora em hora.
> coloquei um script pra pingar o gateway externo de 5 em 5 minutos e fazer um log.
> só q os horários até agora não bateram com a atualização do ntpd não.
> por isso levantei as suspeitas sobre o hardware da máquina.
> muito agradecido denovo pelo esforço :)
> []'s

É normal o relogio atrasar sim (adiantar é incomum), por isso
acho saudável agendar no cron um ntpdate 1x por dia, e sim
estou disposto a te ajudar pois já sofri muito e estudei a fundo
problemas de relógio, principalmente nas epocas dos k6 onde
era comum (pelo menos nos meus) um erro super esquisito que
era algo mais ou menos assim "negative calcru of time -1234", que
significava que o processo XYZ havia terminado sua execução
em 1234 usecs antes de haver sido iniciado, altamente paradoxal.

Então, me motivei pois mais ninguém se interessou pelo seu
problema, e por conhecer a fundo o funcionamento do relogócio
do PC (desde as epocas dos XT e 286 alterando o ticker do PC
de 18,2 pra 64 e estragando as unidades de disquete, kkkkk)
e de sua implementação no FreeBSD, a qual na minha opnião
é a mais avançada e completa existente.
É tão completa, que se vc conseguir descobrir que o normal do
seu relógio é atrasar 228 ticks por dia, vc pode atravez de variaveis
alterar a taxa de ticks para refletir esse atraso.

Mas enfim, aqui não é a lista de CHAT pra ficarmos divagando
sobre o assunto, então pra concluir, te digo o seguinte, as vezes
a gente se bate um monte pra resolver via software esse problema,
e nem sempre a solução é decente, e por incrível que pareça, a
solução definitiva para esse problema, em várias ocasiões em
que topei com ele, foi a substitução da pilha (não chamem de
bateria por favor) da BIOS. Foi difícil de eu acreditar no começo
que a pilha tivesse alguma relação com o funcionamento do
relógio quando o computador está ligado, mas infelizmente os
designs das placas mães baratas (leia-se essas que usamos
nos desktops) são assim mesmo.

Se esse computador é um servidor em produção que rode algo
de média importância, sugiro esse teste simples: troque a pilha
dele com a pilha de algum desktop novo (pra evitar a chance de
usar outra pilha fraca) ai da empresa, e se der certo reporte o
resultado para a lista.

--
Nilson